o educar
PEDAGOGIA
nome
trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
EDUCAR É UM ATO DE AMOR
Concórdia
2014
nome
trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
EDUCAR É UM ATO DE AMOR
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Psicologia da Educação: desenvolvimento e aprendizagem. Educação, Sociedade e Práxis Educativa. Políticas Públicas na Educação Básica. Teoria e práticas do currículo. Prática pedagógica interdisciplinar: escola e sociedade. Seminário Interdisciplinar II.
Profs. Carlos Eduardo Gonçalves, Raquel Franco Ferronato, Samira Kfouri, VilzeVidotti, Bernadete Strang.
Tutora eletrônica:
Tutor(a) de sala:
Concórdia
2014
1. INTRODUÇÃO
.
Durante muito tempo confundiu-se “ensinar” com “transmitir”, em uma escola tida como tradicional e, nesse contexto, o aluno era um agente passivo da aprendizagem e o professor um transmissor não necessariamente presente nas necessidades do aluno. Ou seja, o professor não dava ouvidos ao aluno, que tinha somente como função ouvir e memorizar, tendo uma postura apática com relação ao aprendizado. Acreditava-se que toda aprendizagem ocorria pela repetição e que os alunos que não aprendiam eram responsáveis por isso e, portanto, merecedores do castigo, da reprovação.
Felizmente, essa ideia absurda foi quase erradica, repensando a forma de educar e, sabe-se que não existe ensino sem que ocorra a aprendizagem, e esta não acontece senão pela transformação, pela ação facilitadora do professor, do processo de busca do conhecimento.
A ideia de um ensino despertado pelo interesse do aluno acabou transformando o sentido do que se entende por material pedagógico e cada estudante, independentemente de sua idade, passou a ser um