Resume e Análise de Texto - Ciencia, materia e energia
ENS 5138 – Introdução à Enga. Sanitária e Ambiental
Alunos: Vivian Schmidt dos Santos - Professora: Maria Elisa Nagel Hassemer
Eduardo Erpen Fronza
- Professor: Fernando Soares Pinto Sant’Anna
Titulo: Ciência, Matéria, Energia.
A ciência tenta explicar por meio de hipóteses e leis os acontecimentos da natureza, através de dados obtidos por modelos testes. As hipóteses são formuladas por análise de dados e opinião acerca do assunto que se quer comprovar. Uma hipótese, se aceita amplamente pelas pessoas, é denominada hipótese científica.
O método científico consiste em fazer perguntas, experimentos, coletas de dados, interpretação desses dados, e só então são formuladas hipóteses. Testam novamente essas hipóteses e revisam. Hipóteses bem testadas e aceitas são consideradas teorias científicas. Não é porque é testada, que uma teoria é absolutamente verdadeira.
Ciência já consolidada é a ciência cujas teorias são provadas e amplamente aceitas, mas há também as teorias não testadas, nas quais podem ser descartadas, ou reformuladas.
Os chamados “blocos de construção” da matéria são constituídos os átomos, os íons e os compostos; inorgânicos e orgânicos. A qualidade da matéria é dita alta, quando a encontramos com facilidade e concentrada (sal), já a baixa qualidade, quando essa matéria está dispersa (sal dissolvido em água). Se gasta muito mais energia para retirar alumínio em um minério, do que pegando uma lata de alumínio, que a forma mais concentrada possível de alumínio, ou seja, a lata de alumínio é uma matéria de alta qualidade. As matérias no ambiente também são encontradas como poluentes degradáveis, sem degradar o meio ambiente, os biodegradáveis que são degradados por seres vivos
(que na maioria das vezes são bactérias especializadas). Ainda podem ser lentamente degradáveis, os quais demoram mais para se degradar e por último os poluentes não degradáveis, que não podem ser