Ciência dos materiais
A licença prévia para a obra já foi expedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)
19.11.2012 | Atualizado em 19.11.2012 - 18:54
Visualizações: 1384
Tamanho da letra: -A | +A
Submetendo seu voto...
Não avaliado ainda. Seja o primeiro quem avaliou este item!
Clique na barra de avaliação para avaliar este item.
Da Redação
A construção do Porto Sul no distrito de Aritaguá, em Ilhéus, no sul da Bahia, está confirmada e a obra deve começar no primeiro semestre de 2013. A informação foi confirmada pelo governador Jaques Wagner durante entrevista coletiva nesta segunda-feira (19).
A licença prévia para a obra já foi expedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O documento é válido por dois anos e tem normas que servirão de base para o projeto final do complexo portuário. O órgão chegou a fazer algumas recomendações de alterações, que, segundo Wagner, já haviam sido feitas.
"A primeira delas foi descer o empreendimento 5 km em direção a Ilhéus, o que, no entendimento do Ibama teria um impacto ambiental inferior ao ponto inicial que era na Ponta da Tulha, também no litoral de Ilhéus. Além disso, são 39 condicionantes, normais em uma licença prévia, o que quer dizer que teremos fazer algumas compensações, porque se trata de um conjunto de normativas que diz que o porto é possível e que poderemos começar a instalação observando estas normas", explicou Wagner.
A obra tem investimento estimado em R$ 3,5 bilhões e deve gerar 2 mil empregos e indiretos durante a construção e mais 1300 durante a operação.
Integração
O Porto Sul será o ponto final da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), obra do governo federal que vai ligar a cidade de Figueirópolis, no Tocantins, a Ilhéus, na Bahia.
Segundo o secretário da Casa Civil, Rui Costa, a expectativa é que já no primeiro semestre do ano que vem seja obtida