Contabilidade
Paulo Cesar dos Santos
Professor Ivanilson Amorim Carneiro
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado em Administração (ADG0045)
06/06/2012
RESUMO
As cinco variáveis da administração moderna: Estrutura, Pessoas, Ambiente, Organização e Tecnologia, devem ser bem utilizadas pelas organizações como ferramenta base para um desenvolvimento real e perene. Com o crescimento e desenvolvimento das empresas, no início do século XX surge também a Teoria Geral da Administração que remodela a administração e a define como ciência técnica e arte, indicando às organizações estratégias para uma boa gestão. È dentro dessa remodelagem que se torna de suma importância a observância das cinco variáveis da Teoria Geral da Administração.
Palavra – Chave; Administração, Organização, desenvolvimento, gestão de pessoas
1 INTRODUÇÃO
Toda organização ou qualquer empreendimento requer um gerenciamento, que chamamos de administração. Administrar é gerir o negócio com o objetivo de alcançar os resultados esperados por todos os investidores do empreendimento.
Uma boa administração deve ser exercida de forma ética e responsável, tendo sempre a idéia de que estamos gerindo , na verdade pessoas e não coisas, e isso requer um bom planejamento, objetivos claros e bem definidos, projetos ousados, delegação e bastante conhecimento do assunto.
A ciência da administração nasceu a partir da revolução industrial com a necessidade de buscar soluções para os problemas que apareceram com a industrialização e hoje é indispensável para nossa vida pessoal e organizacional. 1.1 ESTRUTURAS: A BUROCRACIA NA VISÃO DE FAIOL E WEBEL
A burocracia foi trazida das obras de MAX WEBER, preocupado com os aspectos internos e formalidades de um sistema fechado, na divisão do trabalho, no poder da autoridade, na imposição de regras e disciplina. Buscando um caráter racional, legal, impessoal e formal para a máxima