Lojkio
418 palavras
2 páginas
História das UniversidadesO texto de Eliana Gasparini Xerri, professora no curso de história da UCS, com doutorado em Educação pela PUC/RS, inicia-se relatando o princípio das faculdades, desde o momento de sua existencia para uma melhor qualidade de ensino. Resultando em melhores estudos para uma qualidade de vida melhor, apesar de que no Brasil a criação da primeira faculdade foi considerada tardia.
Ela apresenta dados de épocas relacionadas as universidades brasileiras ao longo do processo histórico, como exemplo as primeiras universidades criadas ofereceram cursos improvisados como Medicina e Engenharias, situadas no Rio de Janeiro.
É relatado o fim do século XIX como importante em diferentes aspectos, assim como as importantes transformações na sociedade com a presença de imigrantes asiáticos e europeus, a grande safra de café, a urbanização crescente e a incipiente industrialização, que são características resultantes do liberalismo e do positivismo. O estatuto das universidades elaborado em 11 de abril de 1931,foi o primeiro documento normativo que partiu dos problemas e das necessidades das universidades brasileiras, regulamentando oficialmente a Universidade do Distrito Federal, para que as demais fossem moldadas igualmente a esse modelo.
Ainda relatando, a autora mostra que as universidades brasileiras espelham-se nas universidades norte-americanas, recursos que são até hoje utilizados, assim como o vestibular classificatorio e o sistema de créditos, abolindo ao sistema seriado. E no século XXI, alterações continuaram modificando-se, apartir delas e do processo democrático brasileiro, foram criadas novas formas de acesso, financiamentos, ampliações e criações de novas instituições.
Dentre estas, a UCS usualmente chamada de Universidade Comunidade Serra Gaúcha, sendo a primeira universidade na serra gaúcha. A demanda por ensino superior e a ausencia de universidades na região foram as