Ciência dos Materiais
O ferro é um metal maleável, de coloração branco-acizentada e apresenta propriedades magnéticas. É duro e resistente, mas ao mesmo tempo é maleável e dúctil. Possui símbolo atômico Fe, em temperatura ambiente encontra-se no estado sólido.
Este material é extraído da natureza sob a forma de minério de ferro, mas passa para o estágio de ferro-gusa através de processos de transformação. Ao passar por um processo chamado descarbonetação, o metal é aquecido em um ambiente em que há presença de oxigênio, o que faz com que o metal oxide e perca carbono.
O Ferro é um dos elementos mais abundantes do universo, podendo ser encontrado desde o centro da Terra, onde é achado junto com o Níquel, até mesmo em meteoritos provenientes do espaço. Já minérios de Ferro são encontrados, em seu estado natural, em muitos tipos de rocha, sendo as principais: Hematita que é o principal minério de ferro, Magnetita (pedra-ímã) e Siderita (pedra de ferro).
Este metal é bom condutor de calor e eletricidade. Ele é muito usado atualmente, principalmente nas Siderúrgicas, onde é componente do aço, como também nas ligas metálicas para a produção de ferramentas, máquinas, veículos de transporte (automóveis, navios, etc.), como elemento estrutural de pontes, edifícios, e uma infinidade de outras aplicações.
As reservas de minério de ferro alcançam cerca de 370 bilhões de toneladas, que estão concentradas em poucos países, sendo que cinco deles detêm 77% do potencial de extração do produto. O Brasil tem a quinta maior reserva do mundo, o equivalente a 8,3% das reservas totais, o que representa 26 bilhões de toneladas de reservas medidas e indicadas.
2. ESTRUTURA CRISTALINA
Estrutura cristalina está relacionado à organização dos átomos de forma geométrica, essas estruturas estão presentes em diversos materiais, em que os átomos distribuídos dentro de sua estrutura formam uma rede chamada retículo cristalino.
As estruturas cristalinas são formadas por células unitárias que