Brucelose suína
FACULDADE EDUCACIONAL DE DOIS VIZINHOS- FAED
BRUCELOSE SUÍNA
DOIS VIZINHOS- PR
2014
CAROLINE ARAÚJO WENGEN
FLÁVIA NESI LAVINA
MARCELO BARALDI
THAINA AZZOLINI
VANESSA PICCOLI PARIZOTTO
BRUCELOSE SUÍNA
Trabalho apresentado à União de Ensino do Sudoeste do Paraná - UNISEP, à matéria de Clínica de Suínos do curso de Medicina Veterinária. Sob orientação e avaliação do Professsor Vilmar Bordignon.
DOIS VIZINHOS – PR
2014
1. INTRODUÇÃO A brucelose é uma doença de permanente evolução desde a identificação da B. melitensis, por Bruce, em 1887. A brucelose é uma doença causada por microorganismos do gênero Brucella. Afeta bovinos, suínos, caprinos, ovinos, cães, e a mais recente descoberta, das espécies marinhas que afetam focas, golfinhos, baleias e leões marinhos. A brucelose pode ser transmitida por três bactérias Brucella abortus, Brucela suis e Brucela melitensis. A doença pode ser transmitida para outras espécies de animais domésticos e também ao homem.
A brucelose suína, também conhecida como doença de Bang, é responsável pela ocorrência de graves transtornos reprodutivos, tais como, aborto, endometrite, orquite, perda da libido e infertilidade.
O agente etiológico da brucelose em suínos é a Brucella suis, que é subdividida em 5 sorotipos, sendo que o suíno é o hospedeiro mais freqüente para os sorotipos 1 e 3. A B. abortus também pode infectar os suínos, porém é menos patogênica.
2. EPIDEMIOLOGIA
É uma doença que ocorre em vários países do mundo, onde suínos são criados de modo selvagem ou doméstico. No início de século foi considerada uma doença de grande importância, causando perdas econômicas. A partir de 1950 começaram programas de erradicação da doença que, aliado a trocas de manejo, foram reduzindo e até mesmo eliminando essa doença em alguns países.
Em geral, a brucelose suína tem baixa prevalência, mas em