Ciência dos materiais
Apresentam ligações metálicas, ou seja, possuem muitos elétrons livres.
Ligas:
São as combinações de metais ou de metais com outros elementos, que permitem melhorar uma propriedade específica de um material ou obter uma combinação de propriedades. Ex: aço, combinação de ferro com 0,1 a 2% de carbono.
Cerâmicas:
São combinações de metais e não metais, unidos através de ligações iônicas ou covalentes. São materiais frágeis, resistentes a altas temperaturas, excelentes isolantes térmicos e elétricos.
Polímeros:
São materiais orgânicos. Cada cadeia polimérica é constituída pela união de moléculas simples, ligadas por covalência. Os polímeros possuem baixa resistência mecânica, baixos pontos de fusão e ebulição, porém são bastantes resistentes a produtos químicos corrosivos.
Materiais Compósitos
São materiais compostos por dois ou mais materiais diferentes, como um metal e um polímero.
Semicondutores
Possui propriedades elétricas intermediárias entre condutores e isolantes. Empregado na fabricação de componentes eletrônicos.
Biomateriais:
Materiais empregados em componentes usados para implantes humanos. São materiais obrigatoriamente biocompativeis.
Estruturas Cristalinas e amorfas
As propriedades dos materiais estão diretamente associadas à sua estrutura cristalina.
- Sólido Cristalino
É o material no qual os átomos estão situados em um arranjo cristalino que se repete ou que é periódico ao longo de grandes distâncias. Todos os metais, muitos cerâmicos e alguns polímeros formam estruturas cristalinas sob condições normais de solidificação.
- Sólido Amorfo
É aquele material em que os átomos, íons ou moléculas encontram-se em uma mistura desordenada. Ex: Vidros, borrachas e algumas cerâmicas.
- Sólido Semi-Cristalino
É um sólido no qual podemos observar regiões cristalinas e regiões amorfas em toda a sua estrutura. Como podemos ver na figura ao lado, que possui regiões ordenadas e regiões desordenadas.
Reticulado Cristalino