Trabs
O petróleo bruto (não processado) é composto de diversos hidrocarbonetos, com propriedades físico-químicas diferentes. Por isso, tem pouca utilidade prática ou uso.
No processo de refino, os hidrocarbonetos são separados, por destilação, e as impurezas removidas. Estes produtos podem então ser utilizados em diversas aplicações.
* Dessalgação : processo de remoção de sais do óleo bruto. * Destilação atmosférica: processo em que o óleo bruto é separado em diversas frações sob pressão atmosférica. * Destilação à vácuo ou destilação a pressão reduzida: processo em que o resíduo da destilação atmosférica é separado em diversas frações sob pressão reduzida. * Hidrotratamento - é um processo de refino que consiste na inserção de gás hidrogênio, sob pressão e temperatura adequadas * Craqueamento/cracking catalítico: processo em que moléculas grandes (de menor valor comercial) são "quebradas" em moléculas menores (de maior valor comercial) através de um catalisador. * Tratamento Merox * Craqueamento/cracking retardado/térmico: proceesso em que moléculas grandes (de menor valor comecial) são "quebradas" em moléculas menores (de maior valor comercial) pela ação de temperaturas elevadas.
As refinarias são complexos industriais que ocupam grandes áreas e, durante o processo, inevitavelmente são gerados grandes impactos ao meio ambiente. Dentre os principais impactos estão as emissões atmosféricas de poluentes como NOx, SOx, VOC e CO2; elevadas cargas orgânicas nos efluentes líquidos; e resíduos sólidos diversos como solos contaminados, borras oleosas, etc.
Os resíduos sólidos foram divididos em: resíduos