Ciência do Meio Ambiente
Preservação, melhoria e recuperação da qualidade ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana Conforme Lei Federal N° 6938 de 31 de Agosto de 1981.
2. Para o desenvolvimento de um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) a ser apresentado como requisito para o processo de licenciamento ambiental de um empreendimento qualquer, é fundamental o planejamento de atividades de obtenção e análise de informações.
2.1. Utilizando o esquema ao lado como referência descreva qual o objetivo de cada etapa apresentada.
Caracterização do empreendimento
Área de Influência
Diagnóstico Ambiental
Diagnóstico ambiental da área, abrangendo os meios físico, biológico e sócio-econômico
Análise dos Impactos Ambientais
Identificar e avaliar sistematicamente os impactos ambientais gerados nas fases de implantação e operação da atividade e a analisar os impactos ambientais do projeto através da identificação, previsão da magnitude e interpretação da importância dos prováveis impactos positivos e negativos (benéficos e adversos), diretos ou indiretos, imediatos ou a médio e longo prazo, temporários e permanentes; seu grau de reversibilidade; sua propriedade cumulativa e sinergética
Medidas Mitigadoras
Evitar o impacto negativo, sendo impossível evitá-lo, procurar corrigi-lo, recuperando o ambiente. A recuperação não é uma medida que se possa afastar do EIA.
Programa de monitoramento
2.2. O que é e para que serve o RIMA?
Relatório de impactos ao meio ambiente que apresenta os resultados dos estudos técnicos e científicos de avaliação de impacto ambiental, constituindo-se como documento do processo de avaliação de impacto ambiental, devendo esclarecer todos os elementos da proposta, de forma que possa ser divulgado e apreciado.
3. A questão ambiental