Conceito de contábilidade
1 – PRINCÍPIOS CONTÁBEIS, CONCEITOS, FUNÇÕES E CAMPOS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE.
Os primórdios da Contabilidade resumem-se praticamente no homem primitivo contando seu rebanho. O homem, cuja natureza é ambiciosa, não se preocupa apenas com a contagem dos animais, mas com o crescimento, com a evolução do rebanho e, conseqüentemente com a evolução de sua riqueza.
CAMPOS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE
A Contabilidade, como ciência aplicada, apresenta metodologia especialmente concebida para captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de qualquer ente, seja este pessoa física, entidade de finalidades não lucrativas ou empresa.
Dentro de uma empresa os responsáveis pela administração necessitam de tomar várias decisões vitais para o sucesso do negócio. Por isso, há necessidade de dados, de informações corretas, de subsídios que contribuam para uma boa tomada de decisão.
A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem para a tomada de decisões.
O processo decisório decorrente das informações apuradas pela Contabilidade não se restringe apenas aos limites da empresa, aos administradores e gerentes, mas também a outros segmentos:
Investidores, sócios e acionistas: é através dos relatórios contábeis que se identifica a situação econômico-financeira da empresa; dessa forma, o investidor tem em mãos os elementos necessários para decidir sobre as melhores alternativas de investimentos que forneçam rentabilidade e segurança.
Fornecedores de bens e serviços a crédito: usam os relatórios para analisar a capacidade de pagamento da empresa compradora.
Bancos: utilizam os relatórios para aprovar empréstimos, limite de crédito, etc.
Governo e