Civilização maia
Hoje eles são pouco mais de 3 ou 4 milhões de pessoas espalhadas pelo México , Honduras, Guatemala e El Salvador.São apenas um traço rápido , descendentes de uma civilização fascinante e ainda misteriosa que, ao longo de mil anos , floresceu e desapareceu na América Central e do Norte , muito antes da chegada de Colombo à nova terra .
Bem mais que ídios -selvagens ou dóceis-, bem mais que homens exóticos e pagãos aos olhos do europeu expansionista e cristão , os Maias foram um povo que deixou um legado inestimável de organização social e política , de conhecimentos ciêntificos - especialmente de engenharia , matemática, as tronomia e calculo -, só comparado aos antigos egípcios e suas pirâmides e templos perfeitos.
INTRODUÇÃO
A civilização Maia tem raízes de miscigenação há 10 mil anos .Tinham deuses severos e implacaveis diante das fraquezas humanas a quem eles deveriam ofertar-lhe o sangue para que a cidade tivesse um bom desenvolvimento.
Morrer para os Maias significava tudo pois eles iam ver a face de KUKULKAN que lhes daria a vida eterna.
Esses sacrifícios ocorriam até no esporte , uma espécie de basquete usando os cotovelos e os joelhos.Se o time ganha-se os jogadores eram decapitados , se perdesse eram humilhados.
Além do sacrificio existia um templo para cada deus , existia feiras onde comercializavam comida e objetos, existiam fazes percorridas pelos guerreiros , em si uma civilização muito bem organizada.
ASPECTOS
ORGANIZAÇÃO POLITICA E SOCIAL
OS Maias parecem ter tido um governo descentralizado, ou seja um território dividido em estados dependentes, ainda que nos ultimos tempos , houveram caciques que governavam vários centros . Graças fontes de escritas, distantes cargos políticos e sacerdotais , assim como as hierarquias sociais que existiam no final do Pós-clássico: o halach ainic ( homem verdadeiro) era o chefe político supremo, com todas as facilidades e o cargo hereditário- No período clássico o Halach vinic deveria ser tambem