Civilização maia
A civilização Maia se iniciou a cerca de 3000 anos atrás, esse grupo é notável e admirável por sua arte, arquitetura, matemática e sistemas astronômicos e acima de tudo é conhecido por suas profecias que foram feitas a mais de 3000 anos atras e fazem sentido nos dias de hoje. Esse povo pré colombiano passou por 3 periodos que foram eles: Pré-Clássico (800 a.C. a 300 d.C.), Clássico (300 d.C. a 900 d.C.), Pós-Clássico (900 d.C. a 1520 d.C.) Os maias construíram as famosas cidades de Tikal, Palenque, Copán, e Kalakmul, também Dos Pilas, Uaxactún, Altún Ha, e muitas outras construções.Criaram um império baseado na agricultura depois de uma longa fase de cidades-estado independentes. Os monumentos mais notáveis são as pirâmides que construíram em seus centros religiosos, junto aos palácios de seus governantes.
A economia dos Maias
A base da economia Maia vem da agricultura,principalmente do milho maior riqueza da civilização Maia, os maias cultivavam milho, algodão, tomate, cacau, batata e frutas. Os Maias conseguiram criar e colocar em pratica muitas maneiras de cultivar e assim garantir o seu sustento, ja que naquele tempo a terra não os ajudavam muito,mas isso não durava pra sempre depois de 8 ou 10 anos era preciso procurar novas terras cada vez mais longes das aldeias e cidades. Sendo assim chegou uma hora em que os Maias tiveram que enfrentar uma dura realidade,o esgotamento de terra e a fome,e esse foi um dos motivos para a decadencia da civilização Maia.
Religião
Não se sabe muito a respeito das tradições religiosas dos Maias a religão ainda não é completamente entendida pelos estudiosos. Os Mais acreditavam muito em deuses,e os represetantes deles aqui na terra eram os sacerdotes que tinham que fazer a purificação de seus fiéis aqui na terra, purificação que era feita através de jejum, abstenção sexual e confissoes. Os rituais de purificação eram feitos antes de grandes eventos religiosos.