Biossegurança e ergonomia
Pomadas são preparação para uso tópico, exclusivamente ou quase exclusivamente constituídas por um ou mais corpos gordurosos de consistência mole (gordura semi-sólida ou gordura plástica), como exemplo a consistência da vaselina.
É habitual fazerem-se misturas de corpos gordurosos, deste modo reduzindo ou eliminando inconvenientes típicos de cada um.
A composição gordurosa mais comum associa vaselina com 5 a 10% de lanolina, que é sobretudo útil quando tivermos de incorporar algum produto líquido.
Para diminuir a consistência da vaselina, o que tem interesse em certos casos, se junta óleo vegetal ou parafina líquida, constituindo-se as pomadas oleosas.
Se, pela composição, a pomada for demasiadamente fluída e for destinada a ser usada em região de clima demasiadamente quente, devem agregar-se 2 a 5% de qualquer cera, parafina sólida ou espermacete, para aumentar a consistência.
Ceratos:
Aos tópicos constituídos por uma mistura de cera (superior a 20%) e óleo, e por ventura também água, tem-se dado o nome de ceratos ou cerotos.
Exemplo o Cerato Galeno:
Cera branca.......................................14 gramas
Óleo de amendoim............................56 gramas
Água de Rosa..........................qsp..100 gramas
Fundir a cera no óleo, em banho-maria, mexendo bem a mistura para evitar a formação de grumos. Deixar esfriar e, quando estiver quase frio, juntar a água de rosas, pouco a pouco, agitando sempre.
Pomadas Céreas:
São os ceratos que tenham incorporado outras gorduras ou quaisquer outros produtos gorduros.
Pomadas Hidrofílicas:
Pomadas que contemplam substâncias gordurosas hidrofílicas; este tipo de pomada comporta veiculação de algum produto líquido.
Pomadas Oftálmicas
São preparadas assepticamente, no ambiente do fluxo laminar, com excipientes não aquosos, de baixo ponto de fusão ou de fácil difusão, previamente esterilizados.
As substâncias incorporadas no excipiente devem ser finamente divididas (tamizadas e micronizadas com