Civilização Grega
A civilização grega, formou-se após a migração de povos nômades de origem indo-europeia: Dórios, Jônios, Aqueus e Eólios. Entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, em aproximadamente 2.000 a.C. Como o território da Grécia era limitado, os povos começaram a habitar também, ilhas que eram próximas e em grande numero. As duas pólis(cidade-estado) mais importantes da Grécia foram: Atenas e Esparta.
Dórios: Os dórios eram dedicados às atividades militares e praticavam a guerra como forma de obtenção de recursos. Os espartanos eram descendentes dos dórios, por esse motivo, os espartanos eram ótimos guerreiros.A violenta invasão dos Dórios na região da Grécia e a destruição da civilização micênica fizeram a cultura helênica regredir, afundando os gregos em um período conhecido como Idade das Trevas da Grécia.
Jônios:Possuíam uma grande organização social de tradição militar, mantendo vivo o respeito à hierarquia, o que facilitou no empenho de conquista do novo território. Pelos territórios pelos quais passavam e conquistavam, estabeleciam seus poderosos palácios caracterizados pela fortificação das grandes muralhas e as estreitas entradas.
Os jônicos tinham entre si uma organização social bastante igualitária, suas terras eram divididas em porções chamadas glebas, mantendo sempre a equivalência entre os chefes das famílias. Ainda dentro da sociedade jônica havia uma subdivisão em quatro tribos. Os Jônicos formaram a cidade de Atenas, que diferente de Esparta, focava na educação ao invés da formação militar.
Aqueus: O novo povo submeteu a ilha de Creta e estabeleceu sua forma econômica e de cultura. Os Aqueus eram grandes e fortes comerciantes e acabaram dominando economicamente também toda região do Mediterrâneo Oriental. Foram os fundadores de