Citrulinemia Clássica
ASS é responsável pela terceira etapa do ciclo da uréia e uma das reações do citrulina NO ciclo.
Estrutura genética
O gene que codifica para esta enzima, ASS, está localizado no cromossoma 9. Nos seres humanos, SEA é expressa principalmente nas células de fígado e rim. O gene SEA é expressa, pelo menos, 65 kb de comprimento, incluindo, pelo menos, 12 intrões.
Mecanismo enzimático
No primeiro passo da reacção catalisada, citrulina ataca o fosfato α de ATP para formar adenilato-citrulina, um intermediário reactivo. A fixação da AMP para o grupo ureido em citrulina ativa o centro do carbonilo para o ataque nucleofílico subseqüente. Isto facilita a activação da segunda etapa, em que o grupo amino do aspartato α ataca o grupo ureido. Ataque por aspartato é o passo limitante da velocidade da reacção. Esta etapa produz AMP livre e L argininosuccinate.
Termodinamicamente, adenilação do grupo ureido citrulina é mais favorável do que a fosforilação análoga. Além disso, o ataque de citrulina no α fosfato de ATP produz um equivalente de pirofosfato, que pode ser hidrolisado de uma reacção termodinamicamente favorável para fornecer energia adicional para conduzir a adenilação.
Estrutura da enzima
Estrutura Quaternário
Sintetase argininosuccinato é um homotetrâmero, com cada subunidade consistindo de 412 resíduos. As interfaces entre as subunidades contêm um número de pontes salinas e ligações de hidrogénio, e o terminal C de cada subunidade está envolvido na oligomerização através da interacção com os terminais C e domínios de ligação a nucleótidos de as outras sub-unidades.
Site do Active
X estruturas cristalinas ray foram geradas para sintetase argininosuccinate de Thermus thermophilus, E. coli, Thermotoga marítima, e Homo sapiens. Em BURRO de T. thermophilus, E. coli, e H. sapiens, citrulina e aspartato estão fortemente