citoplasma
O citoplasma consiste em uma porção fluida, denominada citosol; partículas insolúveis, denominadas inclusões; e estruturas delimitadas por membrana, coletivamente conhecidas por organelas.2 como Complexo de Golgi, mitocôndrias, ribossomos, centriolos, Núcleo , retículo endoplasmático granuloso e liso.
Citosol
O citosol é a porção do citoplasma não contidos dentro da membrana. O citosol ocupa cerca de 70% do volume da célula e é composto por água, sais e moléculas orgânicas. O citosol é uma mistura complexa de filamentos de citoesqueleto, moléculas dissolvidas e água que enchem a maior parte do volume de uma célula. O citosol também contém filamentos de proteína que formam o citoesqueleto, bem como proteína dissolvida e pequenas estruturas, tais como os ribossomas, proteassomas e o misterioso complexo vault. A porção interior, granular e mais fluido do citoplasma é referido como endoplasma.5
Inclusões
As inclusões são partículas de substâncias insolúveis em suspensão no citosol. Existe uma grande variedade de inclusões em diferentes tipos de células que variam de cristais de oxalato de cálcio e dióxido de silício em células de plantas, a grânulos de materiais e armazenamento de energia, tais como Amido glicogênio, ou polihidroxibutirato. Um exemplo particularmente difundida são gotículas de lipido, essas gotas esféricas compostas de lípidos e proteínas são usadas em ambos os procariotas e eucariotas, como um modo de armazenamento de lípidos, tais como acido graxoe esterol, Gotículas lipídicas constituem a maior parte do volume dos adipócito s, que são células especializadas em armazenar lípido e são encontrados numa variedade de outros tipos de células.
Organelas
são "pequenos órgãos" encarregados de algum trabalho para manter a vida celular. O citoesqueleto, os centriolos e os ribossomos são exemplo de organelas. A maior parte das organelas são envolvidas por uma membrana de composição similar à membrana plasmática.
Controvérsia e pesquisa
O