Citoplasma e organelas
Organelas citoplasmáticas.Não importa se você gosta ou não de Biologia, as Organelas Citoplasmáticas são fundamentais na Citologia (Estudo das Células) e como tal, são bastante cobradas em provas e vestibulares. Mas como entender, aprender e não esquecer mais??? Acredite, não é impossível!
O primeiro a se fazer é tentar entender a função de cada organelas e por que elas são tão importantes. Para isso nada melhor do que um resuminho básico, mas muito eficiente. Confira:
> Ribossomos:Estruturas não-membranosas formadas basicamente por proteínas e RNA ribossômico (RNAr). Trabalha nas sínteses proteícas que ocorrem no interior das células.
> Centríolos:Estruturas cilíndricas formadas a por fibras proteicas especiais do citoesqueleto. Estão relacionados a produção de cílios, flagelos e em alguns casos a divisão e ao esqueleto celular.
> Retículo endoplasmático:Canais delimitados por membranas lipoproteicas eles podem ser rugosos (granulosos) ou lisos (não-granuloso).
Rugoso: possui ribossomos em sua membrana que permitem que o retículo faça a síntese das proteínas.
Liso: não possui ribossomos em sua membrana e participa da síntese de lipídios.
> Complexo de Golgi ou Golgiense:Sacuolos interligados que se localizam próximos ao núcleo celular. Modifica e elimina as secreções proteicas do retículo endoplasmático rugoso.
> Vacúolos: São estruturas que têm a função de controlar a entrada e a saída de líquidos da célula por osmose. Pode ser Pulsátil (contrátil) ou de Suco Celular.
Vacúolos Contráteis: muito comum em protozoários de água doce ele tem a função de controlar a quantidade de água que entra na célula por osmose para que esta não seja excessiva.
Vacúolos de Suco Celular: exclusivo das plantas, contém uma solução de substâncias que define o poder osmótico da célula vegetal.
> Lisossomos: Estruturas que parecem pequenas vesículas e são ricas em enzimas