Citoplasma e organelas
O citoplasma é o espaço da célula compreendido entre a membrana plasmática e a membrana nuclear nos eucarióticos, correspondendo nos procarióticos toda a totalidade do conteúdo limitado pela membrana.
O citoplasma é considerado um coloide, onde estão imersas as organelas celulares: as mitocôndrias, os peroxissomos, os lisossomos, os cloroplastos, os vacúolos, os ribossomos, o complexo de golgi, o citoesqueleto e o retículo endoplasmático liso e rugoso.
Organelas citoplasmáticas:
Ribossomos:Estruturas não-membranosas formadas basicamente por proteínas e RNA ribossômico (RNAr). Trabalha nas sínteses proteícas que ocorrem no interior das células.
Centríolos:Estruturas cilíndricas formadas a por fibras proteicas especiais do citoesqueleto. Estão relacionados a produção de cílios, flagelos e em alguns casos a divisão e ao esqueleto celular.
Retículo endoplasmático:Canais delimitados por membranas lipoproteicas eles podem ser rugosos (granulosos) ou lisos (não-granuloso). Rugoso:possui ribossomos em sua membrana que permitem que o retículo faça a síntese das proteínas.
Liso:não possui ribossomos em sua membrana e participa da síntese de lipídios.
Complexo de Golgi ou Golgiense: Sacuolos interligados que se localizam próximos ao núcleo celular. Modifica e elimina as secreções proteicas do retículo endoplasmático rugoso.
Vacúolos:São estruturas que têm a função de controlar a entrada e a saída de líquidos da célula por osmose. Pode ser Pulsátil (contrátil) ou de Suco Celular.
Lisossomos:Estruturas que parecem pequenas vesículas e são ricas em enzimas produzidas pelo retículo rugoso e que permitem a