citologia
Jornal de Pediatria
Copyright © 2003 by Sociedade Brasileira de Pediatria
ARTIGO DE REVISÃO
Osteoporose na infância e na adolescência
Osteoporosis in childhood and adolescence
Lúcia M.A. Campos1, Bernadete L. Liphaus1, Clóvis A.A. Silva2, Rosa M.R. Pereira3
Resumo
Abstract
Objetivo: Revisar a literatura acerca da osteoporose na infância e adolescência, abordando diagnóstico, prevenção e tratamento de osteopenia e osteoporose.
Objective: To review recent data concerning osteoporosis and osteopenia in childhood and adolescence, focusing on diagnosis, prevention and treatment.
Fonte dos dados: Foram utilizadas informações através de revisão bibliográfica, realizada por busca direta de artigos científicos e por pesquisa nas bases de dados Medline e Lilacs, no período de 1992 a 2002.
Sources of data: Literature review of Medline and Lilacs databases (1992 to 2002).
Summary of the findings: Childhood osteoporosis is defined and classified. Imaging and laboratory diagnostic techniques are emphasized, as well as prevention and drug treatment.
Síntese dos dados: O artigo é estruturado em tópicos, nos quais procura-se definir e classificar a osteoporose na infância, enfatizar os métodos diagnósticos de imagem e laboratoriais e abordar sua terapêutica preventiva e medicamentosa.
Conclusions: Pediatricians should identify the risk factors for osteoporosis and guide patients in terms of its prevention and treatment. Conclusão: É de responsabilidade dos pediatras a identificação de fatores de risco para osteoporose e a orientação de seus pacientes quanto a prevenção e tratamento.
J Pediatr (Rio J) 2003;79(6):481-8: Osteoporose, criança, adolescente.
J Pediatr (Rio J) 2003;79(6):481-8: Osteoporosis, children, adolescents. Introdução
A osteoporose é um importante problema de saúde em todas as partes do mundo. A partir dos 50 anos, 30% das mulheres e 13% dos homens poderão sofrer algum tipo de