Atividade de Educação Física
Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - Educação Física (1ª a 4ª séries) e o do RCNEI, volume 3, nos trazem importantes contribuições para o ensino da Educação Física. Destacamos os conteúdos propostos, aspectos positivos e negativos.
A organização dos conteúdos para o trabalho com movimento deverá respeitar as diferentes capacidades das crianças em cada faixa etária, bem como as diversas culturas corporais presentes nas muitas regiões do país.
Para crianças na faixa etária dos 4 e 6 anos, o movimento é fundamental no desenvolvimento da criança, é necessário que ele tenha como eixo central a sua intencionalidade. Os conteúdos deverão priorizar o desenvolvimento das capacidades expressivas e instrumentais do movimento, possibilitando a apropriação corporal pelas crianças de forma que possam agir com cada vez mais intencionalidade. A organização dos conteúdos deve ser um processo contínuo e integrado, que envolve múltiplas experiências corporais, possíveis de serem realizadas pela criança sozinha ou em situações de interação. Os diferentes espaços e materiais, os diversos repertórios de cultura corporal expressos em brincadeiras, jogos, danças, atividades esportivas e outras práticas sociais são algumas das condições necessárias para que esse processo ocorra.
Os conteúdos estão organizados em dois blocos. O primeiro refere-se às possibilidades expressivas do movimento e o segundo ao seu caráter instrumental.
Expressividade: A dimensão expressiva do movimento engloba tanto as expressões e comunicação de idéias, sensações e sentimentos pessoais como as manifestações corporais que estão relacionadas com a cultura.
Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras.
Percepção de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos.
Valorização e ampliação das