Citologia e Histologia
A célula é a menor parte de um organismo responsável pela execução de suas funções.
Em geral suas dimensões são microscópicas. Por isso, para observá-la devemos usar um aparelho óptico denominado microscópio que aumenta o tamanho das células dezenas ou centenas e ate cerca de Um milhão de vezes.
Há dois tipos de células quanto à organização: procarióticas e eucarióticas.
As células eucarióticas são encontradas na maioria dos seres vivos, ou seja, nas algas, nos protozoários nos fungos, nos vegetais e nos animais.
Em todos esses organismos a célula consta fundamentalmente de três partes: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Nas células vegetais e nas algas há um envoltório protetor denominado parede celular.
Note que no citoplasma de ambos as células (vegetal e animal) encontram-se numerosas estruturas como mitocôndrias, reticulo endoplasmática, complexo de golgi, etc, denominadas organelas citoplasmáticas.
As células procarióticas são bastante simples e encontradas nas bactérias e nas algas azuis (cianofíceas). Esse tipo de célula não possui a membrana nuclear, seu material genético encontra-se disperso no citoplasma.
A histologia (do grego: hydton = tecido + logos = estudos) é a ciência que estuda os tecidos biológicos, desde a sua formação (origem), estrutura (tipos diferenciados de células) e funcionamento.
Mas o que é tecido?
O corpo de um organismo multicelular é constituído por diferentes tipos de células, especializadas em realizar diversas funções. As células com determinado tipo de especialização organizam-se em grupos, constituindo os tecidos. Alguns tecidos são formados por células que possuem a mesma estrutura; outros são formados por células que têm diferentes formas e funções, mas que juntas colaboram na realização de uma função geral maior.
A diferenciação dos tecidos e a conquista do ambiente terrestre
Dentre as diversas adaptações que