Histologia e Citologia
1- ESTRUTURA E FUNÇÕES DAS CÉLULAS: plasmática, citoplasma e núcleo (ou nucleóide).
2- MICROSCÓPIO: Uma das mais importantes ferramentas da biologia moderna, os microscópios foram responsáveis por grandes descobertas relacionadas à vida. Estes aparelhos, que permitem a observação de materiais invisíveis a olho nu, possibilitaram ao homem explorar um mundo tão amplo e desconhecido quanto o próprio universo, proporcionando avanços nos conhecimentos sobre os seres vivos, nas pesquisas biomédicas e diagnósticos médicos. Hoje, existe uma grande variedade de tipos de microscópio para diferentes tipos de aplicações, divididos entre três categorias principais: a microscopia de luz, microscopia eletrônica e a microscopia de ponta de prova.
3- MEMBRANA PLASMÁTICA: O MODELO DO MOSAICO FLUIDO: Este modelo descreve a estrutura tridimensional da membrana e vc pode até ouvir aquela frase "proteínas flutuando em um mar de lipídios" ou algo parecido. isto acontece porque a membrana é uma camada dupla de lipídios que abrigam vários tipos de proteínas, algumas podem através a dupla camada de lipídios outras não. E fluido pq essa estrutura não e rígida, os lipídios podem passar de uma camada para outra sob uma serie de mecanismos e fazer com que essa membrana tem um grau de flexão muito acentuado.
4- AS BIOMOLÉCULAS CONSTITUINTES DA MEMBRANA PLASMÁTICA: as três biomoléculas que compõem a membrana plasmática são os lipídios, (fosfoglicerídios, colesterol, esfingolipídios), as proteínas e os carboidratos.
5- ESPECIALIZAÇÕES DA MEMBRANA PLASMÁTICA: A membrana plasmática possui várias especializações, seja ela de um organismo unicelular ou pluricelular, estas especializações são variadas em relação às designações celulares. As especializações são:
Microvilosidade: É uma frágil protuberância que se estende pela membrana, ampliando a superfície de absorção. Ela se dá nas células epiteliais do intestino.
Invaginações de base: São atividades