Planejamento Estratégico
Postado por Camile às 14:48 quarta-feira, 7 de abril de 2010
FUSARI. J,C. O Planejamento do Trabalho Pedagógico: algumas indagações e tentativas de resposta.
O autor destaca a relação existente entre os professores e o trabalho de planejar, onde é possível observar que o contato direto com professores tem revelado um certo grau de insatisfação destes em relação ao trabalho de planejamento.
De acordo com a realidade o texto ressalta, sob a forma de indagações e tentativas de respostas, o esforço de buscar aclarar um pouco o nó da questão e estimular a recuperação do planejamento na prática social docente, como algo importante para a conquista da democratização do Ensino Público.
As indagações selecionadas e as tentativas de respostas pretendem incitar os docentes a refletirem sobre a problemática da Educação Escolar Pública como um todo e, em especial, sobre os problemas e desafios do planejamento do ensino.
O sentido para o Conceito de Planejamento do Ensino atualmente na prática docente tem-se reduzido à atividade em que o professor preenche e entrega à secretaria da escola um formulário. Este é previamente padronizado e diagramado em colunas, onde o docente redige os seus "objetivos gerais", "objetivos específicos' "conteúdos", "estratégias" e "avaliação".
Em muitos casos, os professores copiam ou fazem fotocópias do plano do ano anterior e o entregam à secretaria da escola, com a sensação de mais uma atividade burocrática cumprida.
Na prática docente deve ser concebido, assumido e vivenciado em seu cotidiano um processo de reflexão. Entretanto, não é qualquer tipo de reflexão que se pretende e sim algo articulado, crítico e rigoroso; o planejamento do ensino é o processo de pensar, de forma "radical", "rigorosa" e "de conjunto", os problemas da educação escolar, no processo ensino-aprendizagem. Conseqüentemente, planejamento do ensino é algo muito mais amplo e abrange a elaboração, execução e avaliação de