eletricidade e magnetismo
Goiânia, 11 de outubro de 2013.
MAF 1570 - Eletricidade e Magnetismo
Professor: Mauricio Falleiros
Curso: Engenharia Civil; Turma: B01.
Aluno: Ueber da Cunha Silva
AED I
Orientações: A água tem dezenas de propriedades atípicas entre os fluidos, grande parte delas explicada pela configuração elétrica dipolar de suas moléculas; faça um levantamento de pelo menos 5 destas propriedades, exemplificando sua ocorrência em processos da Natureza e indicando por que razão outros líquidos não poderiam substituir a água neles.
1. O dipolo elétrico da molécula de água e as propriedades singulares da água
Ao dizermos que a água pode ser considerada um dipolo elétrico, dizemos que as ligações dos átomos de hidrogênio com o átomo de oxigênio não estão em linha reta, essa ligação forma um ângulo de 105º. A carga final de molécula é neutra, mas apesar disso, o ângulo entre as ligações, gera uma molécula pouco positiva no lado dos átomos de Hidrogênio e pouco positiva no lado do Oxigênio, o torque que será gerado quando essa molécula entrar em contato com um campo elétrico seja ele uniforme ou não, é responsável por dizermos que a molécula de água é uma molécula polar.
2. Propriedades singulares da água
2.1 - Coesão, adesão e tensão superficial
Em um líquido as moléculas da superfície estão submetidas a uma força de atração para o interior devido a forças eletrolíticas. Este fenômeno dá origem a uma tensão tangencial a superfície ao longo de toda área livre do líquido que faz com que o mesmo adira ou não a superfície em contato em volta.
Diz-se que coesão é a propriedade que uma substância tem de conservar-se unida resistindo a separação. Num comportamento contrário a adesão é a propriedade do líquido fixar-se na superfície de outros corpos. Por exemplo, a água tende a aderir a superfície em volta molhando esta superfície ou subindo acima do nível de repouso pelo efeito chamado de capilaridade, enquanto que com o