Citologia hormonal
Citologia Clínica
Curso de Bacharelado em Farmácia
Periodo: 8º
Assunto: Citologia Hormonal
Aluna: Naysa Tamyris Bezerra da silva
Professora: Vanessa
Índice
1 - Epitélio da vagina e do colo uterino
2 – Citologia na menina Impúbere
3 – Citologia no RN
4 – Citologia na infância
5 – Citologia na puberdade
6 – Ciclos menstruais
7 – Gravidez
8 – Puerpério
9 – Importâncias do exame citopatológico
10 – Menopausa
11 – Efeitos do Tratamento Hormonal sobre os Esfregaços Vaginais
12 – Alguns distúrbios menstruais
13 – Conclusão
14 – Referências
* Epitélios da vagina e do colo uterino:
O epitélio vaginal é descamativo, epitélio pavimentoso estratificado não –queratinizado, com uma característica: é rico em glicogênio.
A ectocérvix é a porção mais facilmente visível do colo uterino, em grande parte é invisível e reside proximal ao orifício cervical externo. É recoberta por um epitélio escamoso estratificado róseo, consistindo de várias camadas de células e epitélio colunar avermelhado com uma única camada de células. As camadas de células intermediárias e superficiais do epitélio escamoso contêm glicogênio.
:
* Citologia na menina impúbere:
Consideramos impúbere a criança que ainda não apresenta caracteres sexuais secundários. Esta fase se estende desde o nascimento até o aparecimento de telarca e/ou pubarca. Compreende um período de aproximadamente 8 a 9 anos, devido ao repouso do eixo diencéfalo-hipotálamo-hipófise-ovariano. * Citologia hormonal na recém-nascida:
A regência dos hormônios esteróides sexuais nesta fase de vida é dada pelo estrogênio e progesterona de origem materna que são fornecidos ao feto pelo cordão umbilical. Desta forma, o epitélio vaginal da R.N. espelhará a ação destes hormônios. O padrão citológico é portanto igual ao da mãe por ocasião do parto. Caracteriza-se por uma descamação de células intermediárias com variantes do tipo navicular e