sistema bethsda
Sistema Bethsada
HISTÓRICO:
Em 1988 o National Cancer Institute (USA) em Bethesda, Maryland propôs um sistema de guia para a interpretação dos esfregaços cervico vaginais.
.Esse sistema foi modificado em 2001 e aprovado no Congresso Americano.
Em dezembro de 1988, uma oficina de trabalho promovida pelo Instituto Nacional de Câncer (EDA), em Bethesda, Maryland, criou o sistema Bethesda (TBS) copm revisões em 1991 e 2001.
Este tinha por objetivo desenvolver um sistema de descrição dos esfregaços de Papanicolaou que representaria a interpretação citológico de um modo claro e relevante para o clínico. O resultado deste primeiro encontro foi o sistema Bethesda de 1988.
O sistema Bethesda de 2001 inclui altera alterações avanços “diagnóstico” e “interpretação” “resultado” cabeçalho “screening, médica, interpretação diagnóstico”.ões que se baseiam no acumulo de dados e nos avanços na compreensão da biologia do câncer cervical. A expressão diagnostico substituída por interpretação ou resultado no cabe alho do laudo da citologia cervical. Os participantes da conferencia de Bethesda de 2001 concordaram que a citologia cervical deve ser considerada primariamente como um teste de screening , que, em alguns casos podem servir como uma consulta dica, fornecendo uma interpretação capaz de levar a um diagnostico
Sua nova terminologia refletiu três princípios fundamentais:
A terminologia deve comunicar informações clinicamente relevantes a partir do laboratório para o médico responsável pelo atendimento das pacientes.
A terminologia deve ser uniforme e razoavelmente reprodutível entre diferentes patologistas e laboratórios e deve ser, também, bastante flexível para se adaptar a uma grande variedade de situações laboratoriais e localizações geográficas.
A terminologia deve refletir a compreensão mais atual da neoplasia cervical.1. 2. 3.
Esse sistema baseia- se em uma classificação bimodal que divide as