Anatomia patológica
UNIP 2011.
Anatomia Patológica
Ramo da patologia e da medicina que lida com o diagnóstico das doenças baseado no exame macroscópico de peças cirúrgicas e microscópicos para o exame de células e tecidos.
O patologista tem ampla atuação na ciência médica.
Existem patologistas dedicados preferencialmente ao desenvolvimento científico, geralmente através da patologia experimental.
Anatomia Patológica
Na necrópsia:estudo da história natural das doenças,
Patologia cirúrgica diagnóstica e citopatologia: análise e elaboração de laudos, em exames utilizando-se a técnica de imuno-histoquímica.
Exames
a) Citologia Oncótica
b) Citologia Hormonal
c) Biópsias
d) Colorações Especiais
e) Biópsia intra-operatória (exame de congelação)
f) Imuno-histoquímica
g) Histoquímica enzimática para biópsias musculares
h) Imunofluorescência
i) Microscopia eletrônica
j) Revisão de lâminas
k) Necrópsias
Definições:
Citologia Oncótica: são baseados na análise de células provenientes de raspados ou aspirados de líqüidos de cavidades ou de lesões sólidas.
Citologia Hormonal: exame visa avaliar alterações do ciclo menstrual, estudar ciclos anovulatórios ou ovulatórios e acompanhar tratamentos hormonais.
Biópsias: procedimento cirúrgico no qual se colhe uma amostra de tecidos ou células para posterior estudo em laboratório, tal como a evolução de determinada doença crônica.
Definições:
Biópsia intra-operatória (congelação): procedimento diagnóstico anátomo-patológico rápido, realizado durante o ato cirúrgico e em que é utilizado o micrótomo de congelação. Permite, além do diagnóstico durante a cirurgia da patologia do paciente, avaliar o grau de invasão do tumores pelo exame das margens cirúrgicas, linfonodos etc, orientando o cirurgião no sentido da maior ou menor extensão do ato cirúrgico.
Definições:
Imuno-histoquímica :permitem a reação de antígeno existente no tecido examinado com anticorpos que
são