Citelli , adilson. linguagem e persuasão.
Comunicação Social – Publicidade propaganda & Marketing
Leandro Alonso Kozikoski
CITELLI , Adilson. Linguagem e Persuasão.
Adilson Odair Citelli, doutor em literatura brasileira (USP). Professor titular de comunicação e artes da ECA/USP, trabalha com orientação e teses na área da comunicação e linguagem. O livro abrange os princípios da comunicação , vendo isso notamos que todo discurso é persuasivo , pode vir a ocorrer que o discurso venha mascarado e que não tenha a intensão de persuadir mas quando os leitores realmente prestam atenção verá que é verdade. O discurso começou a ser utilizado na Grécia antiga , aonde as pessoas para mostrar que eram pacificas , utilizam desse recurso , no ensino da época era ensinado a dominação da palavra através de ensinos gramaticais.
Notamos que a ciência primeira é a mesma que a segunda e que busca a ensinar como fazer a retórica. Percebemos que a forma de aprendizagem aplicada até os dias de hoje é como a de Aristóteles séculos atrás..
Em dito livro Aristóteles apresenta os elementos básicos da retórica, segundo sua concepção: Exórdio (Introdução); Narração (argumentos em si); Provas (comprovação do que está sendo dito, tornando assim o discurso mais forte e persuasivo) e por fim a Peroração (Retoma-se o texto efetuando um fechamento).
Uma coisa que é bem comum de fazer confusão em um discurso é o significado das palavras verdade e verossimilhança. Tiramos a concussão de que a discrepância dá-se no fato de verossímil ser aquilo que se torna verídico dentro de uma lógica própria. O que pode ser claramente esclarecido pelo exemplo do super-homem. Na verdade ele não existe, porém numa "realidade" criada pelo autor do personagem, ele é verdadeiro.
Conforme o tempo vai passando a retórica perde um pouco de sua credibilidade devido a ponto de não mais gerenciar as técnicas, e sim tornar-se mero elemento de linguagem, tempos depois volta à tona com seu real e importante papel.