citações qvt
A passagem para o século XX foi marcado com um grande avanço para a administração, esse avanço foi impulsionado pela expansão da Revolução Industrial. Para Maximiano essa evolução teve a participação de varias pessoas como Frederick Winslow Taylor que transformou a administração da eficiência do trabalho em um corpo de conhecimento com vida própria, outra pessoa que deixou grande contribuição foi Henry Ford criador da linha de montagem móvel, outro grande contribuidor foi Alfred Sloan que criou a estrutura organizacional.
Adm Cientifica
A Escola da Administração Cientifica foi marcada juntamente com Frederick Winslow Taylor chamado Pai da Administração cientifica desenvolvendo princípios e técnicas de eficiência. Segundo Kwasnicka (1989.p.16) seu trabalho foi desenvolvido durante sua estada nas empresas Midvaley e Bethleen Steel, como engenheiro, a partir da sua necessidade de melhorar a qualidade do produto e reduzir os custos de produção.
De acordo com Maximiano (2012,p.58) o movimento da administração cientifica desenvolveu-se em três momentos:
Primeira Fase:
Ataque ao “problema dos salários”;
Estudo sistemático do tempo;
Definição de tempos-padrão;
Sistema de administração de tarefas.
Segunda Fase:
Ampliação de escopo, da tarefa para a administração;
Definição de princípios de administração do trabalho.
Terceira fase:
Consolidação dos princípios;
Proposição de divisão de autoridade e responsabilidade dentro das empresas;
Distinção entre técnicas e princípios.
Na primeira fase o problema de salários fazia com que o trabalhador observasse que apenas os esforços que tinham beneficiava apenas o patrão, sendo assim, os trabalhadores não viam nenhuma vantagem em produzir além do que eles próprios achavam. Os pagamentos eram feitos por dia trabalhado (salários fixos).
Em 1985, Taylor apresentou à sociedade o que é considerado o primeiro trabalho da administração cientifica: A pience-rate. [...] Em a pience-rate system,