Apostila para elaborar trabalhos cientificos
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO/TCC
APOSTILA
PARA
ELABORAÇÃO
DE
TRABALHOS
CIENTÍFICOS
Campo Grande/MS
2012
FONTES BIBLIOGRÁFICAS
Deve-se atentar para o registro dos elementos básicos (essenciais) que permitam a identificação dos documentos impressos ou registrados em diversos tipos de material. Para melhor caracterização das publicações referenciais, pode-se registrar elementos complementares, tais como: descrição física (número de páginas ou volumes), ilustrações, dimensões, notas especiais, ISBN.
A seguir são apresentados os formatos permitidos para citações e alguns exemplos de publicações (fontes bibliográficas) de acordo com a norma NBR 6023/2002 da ABNT.
CITAÇÕES
As citações são elementos retirados dos livros e artigos pesquisados durante a revisão bibliográfica. São necessários para corroborar as idéias desenvolvidas. Enriquecem o texto, possibilitando análises e sínteses. Citar é permitido, desde que respeite a norma 10520/02 da ABNT. Ressalta-se que não é admitida a transcrição de parte de texto, bem como idéias e sugestões de outro autor sem fazer as referências devidas ao mesmo. É obrigatório indicar os dados completos das fontes de onde foram extraídas as citações.
As citações diretas e curtas (até três linhas) são incorporadas ao texto, transcritas entre aspas duplas, com indicação da fonte de onde foram retiradas. Observando que as aspas simples, são utilizadas apenas para indicar citação no interior da citação.
Exemplo: ... conforme explica Martins (1996, p.218) “a análise da variância busca identificar fatores (subdivididos em tratamentos) que possam influenciar uma variável de estudo (variável dependente)”.
As citações diretas e longas (mais de três linhas) são destacadas do texto, transcritas com espaço simples entrelinhas, em parágrafo próprio em bloco