Citação
Disciplina: Leitura e Produção Textual
Curso: Enfermagem – 1º Semestre
Turma: 37
Orientador: Écristio Santos
CERVO, Amado L. Bervian, Pedro A. da Silva, Roberto. O histórico do método científico in: Metodologia Científica. São Paulo: Pearson Holl, 2007. P. 1-15.
“Toda descoberta ocasional e empírica de técnicas e de conhecimentos referentes ao universo, á natureza e ao homem [...] serviu para preparar o surgimento do método científico e o caráter de objetividade que caracterizaria a ciência a partir do século XVI [...] e agora [...].” (P.2)
“O que é conhecer? É uma relação que se estabelece entre o sujeito que conhece o objeto conhecido.” (P.3)
“A ciência [...] é o resultado de descobertas ocasionais, [...], e de pesquisas cada vez mais metódicas, nas etapas posteriores.” (P.3)
“O que permitiu á ciência chegar ao nível atual foi o núcleo de técnicas de ordem prática, [...], que formam o elemento de continuidade, que, por sua vez, foi sendo aperfeiçoado e ampliado ao longo da história do Homo Sapiens.” (P.3)
“O conhecimento empírico [...] é aquele que é adquirido pela própria pessoa na sua relação com o meio ambiente ou com o meio social [...]. (P.4)
“Cada qual se serve de experiência do outrora ensinando, ora aprendendo, em um intenso processo de interação humana e social.” (P.4)
“[...] conhecimento empírico [...] é constituído por meio de interações, de experiências vivenciadas pela pessoa em seu cotidiano e de investigações pessoais feitas ao sabor das circunstâncias da vida; é sorvido do saber dos outros e das tradições da coletividade ou, ainda, tirado da doutrina de uma religião positiva.” (P.5)
“O conhecimento científico vai além do empírico, procurando compreender, [...], sua estrutura, sua organização e funcionamento, sua composição, suas causas e leis.” (P.5)
“A ciência [...] era o resultado da demonstração e da experimentação, e só aceitava o que fosse provado. Hoje, a concepção da