Marketing
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Prof. MSc. Elvis Pontes
Introdução
Natureza e objetivo da Matemática Financeira: Cada valor financeiro está vinculado a uma data determinada. Toda vez que a data de referência de um valor é mudada, devem ser feitos cálculos de atualização. A Matemática Financeira estuda as relações entre os valores financeiros e suas datas.
Introdução
Sobras dos bens de consumo. Comercialização ensejando a criação das moedas de troca. Responsabilidade da análise dos resultados dos cálculos – ser humano. Calculadoras programáveis, microcomputadores, computadores de grande porte, programas de cálculo, planilhas eletrônicas, integração com outros softwares. (ERPs, MRPs, CRMs, etc.)
Introdução
Inflação. Prazo de remuneração do capital. Consumidor de bens vendidos por financiamentos. Gestores efetuando troca de títulos para antecipação de recursos. Investidores medindo qual papel (ticker) fornece maior rentabilidade. Operadores da estrutura financeira.
Introdução
O tomador de decisões tem que conhecer a origem dos cálculos financeiros (Matemática Financeira). O processo de tomadas de decisões tem que ter base sólida.
Conceitos Básicos
Principal (P) – ou capital: capital inicial de uma aplicação. Juro (J): valor pago ou recebido como remuneração (aluguel) pelo uso de um capital. Taxa de juros (r ou i): é o índice referente a uma unidade de tempo, por meio do qual calculamos os juros. Será denominada r quando for percentual (base 100) ou i quando for de base unitária.
Conceitos Básicos
Taxa de juros (r ou i): a.a. = ao ano a.m. = ao mês a.t. = ao trimestre a.b. = ao bimestre Número de períodos (n): é a medida do prazo de uma aplicação expressa na unidade de tempo da taxa de juros. Exemplo: 1 ano = 2 semestres; quatro p ;q trimestres; seis bimestres etc.
Conceitos Básicos
Montante: resumidamente, podemos entendê-lo como o valor do dinheiro no futuro. Desconto: abatimento