citação
MACEIÓ
2014
Citação Direta Curta
Na concepção de Bell et alii (1984), são dois os fatores principais que proporcionam a possibilidade inovativa: a capacidade tecnológica e a capacidade produtiva de um país/região.
Citação Direta Longa
A tecnologia de perfuração é outra problemática a ser resolvida para a viabilização na produção de petróleo em alto mar. Esta tecnologia divide-se em duas etapas: o sistema de procura do petróleo (sondas) e a perfuração propriamente dita. O desafio inicial consistiu na construção de sondas marítimas móveis, no intuito de permitir um maior potencial e menor custo de eficiência na detecção de poços de petróleo [...]. (NETO & COSTA, 2007)
Citação da Citação
[...] A vantagem do poliéster é o fato de ser mais leve e mais resistente à tração, o que demandará menos energia no transporte do óleo, que perde menos vazão, aumentando assim a produção e a receita do campo. Além disso, o custo de instalação é reduzido em quase 20% (PETROBRAS, 2005. Apud NETO & COSTA, 2007).
Citação indireta
Para melhor compreensão referente à exploração marinha, segundo de maneira geral, pode-se sintetizar todo o processo em três conjuntos tecnológicos distintos, que por sua vez, são os objetos de pesquisa das companhias offshore: as plataformas, o sistema de perfuração e o mecanismo de transmissão do petróleo da profundeza para a plataforma. (NETO & COSTA, 2007)
REFERÊNCIA
Bell, M., Ross-Larson, B., &Westphal, L. E. Assessing the performance of infant industries.JournalofDevelopmentEconomics, 16(1-2):101–128, 1984.
NETO, J. B. O & COSTA, A, J. D. A Petrobrás e a exploração de petróleo offshore no Brasil: um approach evolucionário. Revista Bras. Econ. Vol.61 no.1 Rio de Jan./Mar. 2007