Citação
Este estudo apresenta uma análise sobre a adoção do ato de planejar como uma pratica pedagógica para o professor na Educação Infantil. Uma das tarefas mais importante para garantir o sucesso de qualquer iniciativa é planejar. O ato de planejar acompanha nossas ações, desde as mais simples até as mais complexas, na tentativa de organizar suas vidas. O planejamento oferece a possibilidade de equilibrar as diferentes atividades do dia-a-dia. O mesmo ocorre quando o ato de planejar é inserido no contexto escolar. No entanto, o que se visualiza na prática é uma resistência por parte dos professores quanto ao ato de planejar. Sendo assim, surge o seguinte questionamento: Porque alguns professores resistem em preparar suas aulas e a se conscientizarem da importância de utilizar um plano de aula se o ato de planejar é, conforme teoria, norteador da ação pedagógica? Partindo do pressuposto de que é fundamental o planejamento pedagógico e que sem o mesmo podem surgir dificuldades no aprendizado, pretende-se com essa pesquisa demonstrar a importância do planejamento em sala de aula para minimizar as dificuldades dos educadores e facilitar a ação pedagógica. O planejamento é uma atividade essencial e exclusivamente humana por que somente o homem, como animal racional e temporal é que realiza a complexa atividade de planejar, pensar antes de agir e organizar suas ações.
De acordo com Libâneo (1994, p. 221), ’’ o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em face aos objetivos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino’’. O planejamento é um meio para programar as ações docentes, mais é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado a avaliação.
Considerando essa relevância do ato de planejar delimitou-se para o presente estudo uma metodologia que buscasse identificar como o planejamento das