Citação
Tem a função de oferecer ao leitor condições de comprovar a fonte das quais foram extraídas as idéias, frases ou conclusões, possibilitando-lhe ainda aprofundar as informações reunidas sobre o assunto em discussão.
Registro de citações As citações registradas no corpo do texto são chamadas pela ABNT de sistema autor-data. O autor do texto deve registrar consistentemente as citações ao longo do trabalho utilizando um único sistema, ou o autor-data ou o numérico (em notas de rodapé).
Registro de citações pelo sistema autor-data A característica do sistema autor-data é colocar os registros das citações entre parênteses no corpo do texto e não em notas de rodapé. Seus elementos são: autoria em caixa alta, data da publicação do texto citado e a(s) página(s) referendada(s).
“O professor precisa aprender a pesquisar, porque é a pesquisa que mais lhe define o exercício profissional.” (DEMO, 1998, p.182)
Quando não há indicação de autoria, utiliza-se, no lugar da autoria, a primeira palavra do título em caixa alta seguida de reticências. As citações retiradas da Internet seguem as mesmas normas. Contudo, nem sempre é possível indicar a página pois não está indicada no texto.
(AUTORIA, data, p.)
“Sempre dedicada e amável, cumpria com muita fidelidade seus deveres de religiosa.” (UNIDADE..., 1998, p.26)
Posição relativa de aspas, parênteses e ponto final (BECHARA, 1999, p.105)
Quando a sentença é formada por uma única citação, o ponto final fica dentro das aspas:
“A prática de pensar a prática e de estudá-la nos leva à percepção da percepção anterior ou ao conhecimento do conhecimento anterior que, de modo geral, envolve um novo conhecimento.” (FREIRE, 1998, p.113)
Quando a citação faz parte de uma sentença. O ponto final fica fora das aspas, portanto, depois do parênteses:
Há muita polêmica no tocante à pesquisa qualitativa. No entanto, Pedro Demo afirma que ela possui também qualidades, e um dos motivos é o de querer