Citação de esboço
BIBLIOGRAFIA
BARTHES, Roland. Tradução Leyla Perrone-Moisés. Crítica e verdade. São Paulo: Perspectiva, 2007. Título original: Critique ET vérité e Essais Critiques 2° reimpr. da 3. Ed.
ESTRUTURA DA NOTÍCIA
1
2-3
5-6
Dependendo de qual for o tema o assunto e os envolvidos na notícia, pode-se classificar de formas diferentes essa notícia. O exemplo citado pelo autor trata de um assassinato que se fosse político seria uma informação e se não seria uma notícia. O fait divers é um termo jornalístico que designa notícia de um modo geral. Pode-se dizer que se trata de um acontecimento qualquer para o mundo jornalístico, algo “corriqueiro”. Diferente de uma notícia que passa uma informação, algo com maior relevância, como a morte de um político.
O fait divers é considerado como uma informação geral pois não é preciso ter um conhecimento de toda uma situação para que possa ser compreendido. O fait divers é uma notícia rápida, na manchete ele já está dizendo o que se precisa saber.
Pode-se dividir o fait divers em dois tipos. O primeiro é relação de causalidade, utiliza um drama , um crime passional, utiliza um acontecimento trágico para gerar notícia, podendo ser trágico ou não, algo que seja curioso para o publico, que cause espanto ou perturbação, por isso o fait divers é cheio de desvios causais. É criado um grande acontecimento em cima de pequenas causas.
7
9
O segundo tipo é a relação de coincidência. Utiliza da repetição para causar algum espanto. Para tornar mais claro essa relação, segue o exemplo: “assaltantes invadem o mesmo restaurante pela terceira vez”, fica claro que um fait divers assim chama a atençãodo público e causa uma certa curiosidade exatamente pelo fato da coincidência.
O fait divers se constitui exatamente quando se uni a causalidade e a