Tipos de Trabalhos Científicos
Tipo
Características
Trabalho Científico
A disposição do texto depende da natureza da pesquisa e da quantidade de informações a serem apresentadas.
Introdução é uma explicação inicial do trabalho já elaborado, que leva o leitor à compreensão mais precisa do tema desenvolvido no trabalho. Apresenta uma visão geral do trabalho para o leitor.
Desenvolvimento uma vez apresentado o trabalho de pesquisa, parte‐se para a escrita do DESENVOLVMENTO que corresponde ao texto propriamente dito. O desenvolvimento é a fundamentação lógica da pesquisa cuja finalidade é explicar.
Conclusão a conclusão de um trabalho científico pode ser definida como um resumo dos argumentos disseminados no corpo do trabalho. A conclusão deverá fluir naturalmente, pois não é um capítulo à parte, é um complemento necessário que fará do trabalho um todo harmonioso.
É o ponto de chegada das deduções e inferências lógicas apresentadas no desenvolvimento. A conclusão deve derivar naturalmente da interpretação dos dados.
Tipo
Características
Fichamento
Fichar é “transcrever” ou “escrever” anotações em fichas, para fins de estudo ou de pesquisas.
Cabeçalho ‐ compreende o título genérico remoto (Temática), o título genérico próximo (sua leitura do título), título específico, número de classificação da ficha e a letra indicativa da sequência (quando se utiliza mais de uma ficha, em continuação);
Referência bibliográfica ‐ deve sempre seguir normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Corpo ou texto ‐ o conteúdo que constitui o corpo ou texto das fichas varia segundo o tipo e finalidade da ficha;
Indicação da obra – indica o público ao qual se destina a obra conforme a área de interesse; por quem poderá ser utilizada (quer para estudos, pesquisa em determinada área ou para campos específicos);
Localização ‐ onde pode ser encontrada a obra, pois é possível que surja a necessidade de uma nova consulta posterior.