CISTO OVARIANO
Um cisto no ovário é uma bolsa cheia de líquido que se forma sobre ou dentro do ovário. Este artigo é sobre cistos que se formam durante o ciclo menstrual, denominados cistos funcionais. Os cistos funcionais não são os mesmos cistos decorrentes de câncer ou de outras doenças.
Causas
Todo mês, durante o ciclo menstrual, um folículo (onde o óvulo está se desenvolvendo) cresce no ovário. Na maioria dos meses, um óvulo é liberado deste folículo que é chamado de ovulação. Se o folículo não conseguir abrir e liberar o óvulo, o líquido permanece dentro dele e origina um cisto. Isto é chamado de cisto folicular. Um outro tipo de cisto, chamado de cisto de corpo lúteo, ocorre após o óvulo ter sido liberado de um folículo. Esses geralmente contêm uma pequena quantidade de sangue. Os cistos no ovário são comuns e ocorrem com mais frequência durante a idade fértil da mulher (da puberdade até a menopausa). Os cistos ovarianos são menos frequentes após a menopausa.
Não foram descobertos fatores de risco. Cisto funcional não é a mesma coisa que tumores ou cistos de ovário (inclusive câncer de ovário) decorrentes de situações hormonais como a doença ovariana policística. O uso de medicamentos para fertilidade pode provocar a hiperestimulação dos ovários, na qual múltiplos cistos grandes são formados nos ovários. Estes geralmente desaparecem após a menstruação ou após a gravidez.
Exames
Seu médico pode descobrir um cisto durante um exame físico ou em uma ecografia solicitada por outra razão. A ecografia é realizada em muitas pacientes para diagnosticar um cisto. O médico pode pedir para vê-la novamente em 4 a 6 semanas para certificar-se de que o cisto desapareceu.
Outros exames de imagem que podem ser realizados:
•Tomografia computadorizada
•Estudos de fluxo com doppler
•Ressonância magnética
O cisto no ovário pode ser sentido em um exame pélvico.
Seu médico pode solicitar os seguintes exames de sangue:
•Exame CA 125, para