Cisticercose
O mato grosso d sul tem grande tradição em criação de gado, e com isso varias doenças surgirão ao longo do tempo, e umas das mais pontuais é a cisticercose.
A situação da cisticercose no Mato Grosso do sul não esta bem documentada, por causa da existência de muitos abatedouros clandestinos, sem inspeção e controle sanitário. Cisticercose é uma doença causada pelos ovos da larva da tanea sagitana, que engrene parte esta contida nas fezes humanas. O homem é o hospedeiro definitivo, e os bovinos são os principais hospedeiros intermediários desse parasita, os vermes adultos localizam-se no intestino delgado do homem e os cisticercos, nos músculos, pulmões e no fígado dos hospedeiros intermediários.
A cisticercose bovina, geralmente, não apresenta sinais clínicos aparentes, impossibilitando assim o diagnostico da doença em animais vivos. Pode ser observado um quadro de enterite ou caracterizado por diarreia, cólicas e tensão na parede abdominal, que pode ser dolorosa a palpação durante a fase de invasão dos embriões.
Já na fase de disseminação destes, o que se observa está relacionado a dispersão dos embriões nos diferentes tecidos, caracterizando-se por dificuldade na mastigação e apreensão de alimentos.Em casos mais graves observa-se pseudoparalisia maxilar inferior e tosse seca e quitinosa, quando os músculos mastigatórios, língua e submucosas da laringe são atingidos.
A aplicação de medidas para o controle da teníase cisticercose depende da característica epidemiológica da enfermidade na região, incluindo ou condições socioeconômicas e culturais. A estratégia fundamental consiste em interromper o ciclo evolutivo do parasita, a fim de evitar a infecção no animal e na população humana. A utilização de serviços de água e esgoto e fossa sanitária para evitar a disseminação dos ovos, também é um ponto de grande importância na prevenção da cisticercose e da teníase.
As carcaças são condenadas em casos de infestações intensas pela Cisticercose