cirurgiã-dentista
REPARO DE PERFURAÇÃO RADICULAR: RELATO DE CASO CLÍNICO
Ronaldo Rogério RODRIGUES
André Luiz Lux KLEIN
Vanderlea de Borba RODRIGUES
João FAGAN JUNIOR
O objetivo deste trabalho é relatar o tratamento via canal radicular de uma perfuração de um incisivo central superior direito, no terço médio da raiz utilizando guta-percha e cimento Sealer 26. Sendo que, perfuração radicular consiste na comunicação do sistema de canais com os tecidos de suporte do elemento dental (Aguirre et al. 1986) Essa comunicação pode ser induzida por causas patológicas e iatrogênicas (Sinai, 1977) O prognóstico da perfuração depende da eliminação da infecção bacteriana do local e do material utilizado para o selamento, o qual deve ser biocompatível e dimensionalmente estável.(Fuss,1996)
CASO CLÍNICO Paciente do sexo feminino, 42 anos de idade compareceu à disciplina de Endodontia do Curso de Odontologia da UNIPAR em 1997 com queixa de dor leve no elemento dental 11.
Após a anamnese e análise radiográfica foi detectado que o mesmo apresentava tratamento endodôntico insatisfatório com perfuração lateral no terço médio da raiz tendo sido realizado a aproximadamente 2 anos.
Após a remoção de um material rígido no terço cervical do canal radicular, os terços médio e apical foram preparados biomecanicamente e irrigados com substância bactericida. O canal. Para o preparo do canal foi utilizada a técnica mista invertida. (Holland, et al., 1996).
O canal radicular recebeu um curativo de demora à base de hidróxido de cálcio por 15 dias e após esse período a obturação foi realizada pela técnica da condensação lateral, utilizando-se cones de gutta percha acessórios e cimento endodôntico Sealer. O dente foi restaurado, sendo realizado nova radiografia. A paciente foi orientada da necessidade de uma acompanhamento de 6 em 6 meses.
DISCUSSÃO
A utilização da técnica de condensação lateral ao invés da técnica termoplastificada