Trabalho Pasqualle Petrone
1789 palavras
8 páginas
É impossível estudar sobre a vida de Pasquale Petrone sem fazer menção a Universidade de São Paulo (USP), local que fez parte da vida de Petrone desde seu inicio acadêmico até sua trajetória profissional. Pasquale acompanhou todo o processo de criação do Instituto de Geografia da USP, além de também ter atuado como diretor de pesquisas e vice-diretor durante muitos anos. Estudar a vida e a obra de Pasquale Petrone é voltar ao passado pré-colombiano, quando havia apenas uma civilização remota nas planícies de São Paulo. É desvendar os segredos ancestrais da megalópole paulista e ir além da imaginação, onde só um geógrafo de singular olhar humanista é capaz de produzir com tantos detalhes e vislumbrar o espaço geográfico da região de São Paulo antes da chegada dos jesuítas.
O trabalho de Petrone constitui-se um verdadeiro acervo documental que desvenda e explica o presente paulista como Território e Territorialidade do espaço, conceitos do consagrado Max, onde o homem ocupa o espaço de acordo o sua organização social.
No seguinte trabalho faremos uma apresentação da vida e obra de Pasquale Petrone, com intuito de apresentar sua vasta e longa história na Geografia brasileira e sua importante colaboração na área da Geografia Humana principalmente com obras de suma importância principalmente no estado de São Paulo.
VIDA PESSOAL
No ano de 1924, na cidade italiana de San Nicola Baroni, nasceu Pasqualle Petrone. Aos dois anos e meio, ele e sua família se mudaram para o Brasil, em decorrência de conflitos na Itália, ocorridos após a Primeira Guerra Mundial.
Em 1926 sua família chega ao Brasil, estabelecendo-se no Estado de São Paulo. Composta por seu pai, Eliseu Francesco Petrone, sua mãe, Addolarata Antonietta Archidiaccue Petro e seus irmãos Giuseppe e Maria Divina.
Depois de buscar o núcleo ítalo-paulista e se fixar numa de suas colônias, seu progenitor, Eliseu, encontra dificuldades para adequar-se à realidade brasileira, exercendo diversos ofícios