Cirurgia do Aparelho Digestivo
Técnico em enfermagem
VÁRIOS TIPOS DE CIRURGIAS
ANA GABRIELA AZEVEDO PEDROSO
JOSSENILTON SOUSA
LUIZ HENRIQUE PAGANINI
MARIANA PEDROSO VIEIRA
TARCIA TATIANA
PROFESSORA: TANIA MARA GAMEIRO Centro cirúrgico
INTRODUÇÃO Cirurgia significa trabalho manual, arte, ofício, no qual se empregam as mãos para a sua execução. Entende-se, assim, o seu uso em medicina para designar os procedimentos terapêuticos que exigem trabalho manual. Na Idade Média, a cirurgia era considerada atividade menos nobre, o que deu ensejo a que fosse exercida, até o século XVIII, por práticos sem nenhuma formação acadêmica . A partir do século XIX, a cirurgia tornou-se parte da medicina oficial, exigindo daqueles que a exercem, além de formação acadêmica, adestramento especial. Com o contínuo progresso da medicina, a cirurgia subdividiu-se em numerosas especialidades, como cirurgia geral, cirurgia torácica, neurocirurgia etc. De acordo com os termos médicos, define-se cirurgia como o ramo da medicina que se dedica ao tratamento das doenças, lesões, ou deformidades, por processos manuais denominados operações ou intervenções cirúrgicas. .
CIRURGIA DO APARELHO DIGESTIVO
Aparelho Digestivo consiste no tratamento das doenças digestivas, que incluem todos os órgãos que participam do processo de digestão dos alimentos, incluindo-se o esôfago, estômago, fígado, pâncreas, baço, vesícula biliar, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.
Essa especialidade é subdividida em várias sub-especialidades de acordo com o órgão ou segmento estudado, e engloba todas as especialidades descritas a seguir: A gastroenterologia é o estudo das doenças do estômago e intestino na origem da palavra, mas comumente é utilizada para designar o especialista em doenças do aparelho digestivo. A