Ciruito eletrico
Nomes: Pedro Victor M. de Oliveira
Vitor Garcia Gomes 16/08/11
Objetivo
Analisar circuitos série, medindo tensão e corrente nos seus resistores.
Fundamento Teórico
Quando dois ou mais resistores são conectados em sequência como mostra a (como mostra a figura abaixo),falamos que esses resistores estão em série.
Neste caso, a corrente (I) é a mesma que passa por cada um dos resistores.
Isto significa que quando conectamos varias resistências em série, a resistência equivalente é igual à soma das resistências, conforme a equação abaixo da figura.
Equação:
RT = R1 + R2 + R3
Figura 1
Materiais utilizados
Cabos;
Fonte;
Protoboard;
Multímetro;
Resistores.
Procedimentos
Inicialmente pegou-se um resistor e foi obtida a leitura do valor de resistência utilizando uma tabela de cores. Em seguida foi selecionada a escala do multímetro adequada para medir o valor da resistência, levando em consideração à leitura de resistência pelo código de cores impresso no corpo do resistor e realizado a medição através do multímetro.
Esse procedimento foi repetido para os demais resistores
Em seguida montou-se um circuito série, conectando os terminais dos resistores uns aos outros, como mostrado na figura 1, e alimentando o mesmo com uma tensão de 12 V.
Depois de montado o circuito e alimentado com 12V, utilizou-se o multímetro na escala adequada para medir a tensão e a corrente em cada um dos resistores.
As figuras abaixo mostram a simulação do mesmo procedimento , mostrando os valores de tensão e corrente obtidos na hora das medições.
Figura 2 – Simulação de Tensão Eletrica
Figura 3 – Simulação de Corrente Eletrica
Tabela com os valores de V, I e R
Valor Calculado
Valor Simulado
Valor Medido
Desvio
RT
3,01kΩ
3,01kΩ
2,72kΩ
9,63%
IT
4 mA
3.9mA
3.94mA
1,5 %
VR1
4V
3.9V
3.98V
0,5%
VR2
2.24V
2.23V
2.25V
0,4%