Circulação e Transportes em cidades médias
MOVEMENT AND TRANSPORT IN INTERMEDIATE CITIES.
Fernando Luis Velázquez, Maria Encarnação Beltrão Sposito – Campus de Presidente Prudente – Faculdade de Ciências e Tecnologia – Arquitetura e Urbanismo – flvelazquez@hotmail.com - PIBIC/CNPq.
Palavras chaves: circulação; transporte; mobilidade urbana.
Keywords: Movement; transport; urban mobility
1. INTRODUÇÃO
Este projeto se associa às atividades realizadas numa pesquisa maior denominada Cidades Médias Brasileiras: Agentes Econômicos e Reestruturação Urbana e Regional, a qual estuda cidades situadas em diferentes regiões brasileiras. Nesse momento, no que concerne a essa pesquisa de iniciação científica, que se refere à continuidade dos estudos no segundo ano de pesquisa do bolsista, adotou-se como recorte espacial a cidade de Presidente Prudente.
Mapa 1: Região de Presidente Prudente.
A origem das preocupações deste trabalho situa-se nos problemas de circulação e mobilidade urbana referentes ao transporte público em cidades médias, especialmente em Presidente Prudente. Nesta cidade, o sistema de transporte coletivo é deficitário, e o sistema viário é mal dimensionado, bem como não se estabelece uma gestão territorial sobre ele, culminando assim, em itinerários ineficazes e mal ordenados para atender as demandas da população.
Vasconcellos (1999) relata que o transporte público é um conjunto de elementos físicos que se distribuem espacialmente, atendendo a população que dele depende. Visto que um dos maiores problemas relacionados ao quotidiano destas cidades é o trânsito, é através dele que percebemos os conflitos de circulação e mobilidade urbana e se os meios de transportes fluem de forma satisfatória.
Ainda nessa perspectiva, Ferraz e Torres (2004) afirmam que a facilidade de deslocamento de pessoas, depende das características do sistema de transporte público de passageiros, e sendo um fator