3 geração de compuatadores
A terceira geração de computadores, teve início em 1965. Teve como evolução primordial a implementação de circuitos integrados. O uso de transistores passou a ser substituído pelo de circuitos integrados, unidades de encapsulamento semicondutoras que agrupam transistores, resistores, diodos e outros componentes elétricos interligados em uma pastilha de Silício e Germânio, que passaram a ser conhecidos como chips.
Essa compactação nos componentes possibilitou a diminuição do tamanho dos computadores (mas o menor deles ainda pesava mais de 20Kg), do aquecimento e do consumo de energia.
A 3ª Geração surgiu com a utilização dos Circuitos Integrados. uma técnica de micro circuitos. Nesta geração os computadores podiam realizar vários processamentos simultâneos.
O uso domiciliar ainda não era comum pois sua aquisição era difícil devido a eles ainda serem grandes, robustos e necessitarem de muita energia para seu resfriamento do sistema digestivo.
De 1958 a 1959 desenvolveram o CI - Circuito Integrado.(Circuito integrados é uma espécie de chip que é usado em quase todos os eletrônicos).
No circuito integrado completo ficam presentes os transistores, condutores de interligação, componentes de polarização, e as camadas e regiões isolantes ou condutoras obedecendo ao seu projeto de arquitetura.
Os primeiros computadores da 3° geração custavam aproximadamente U$750,00 dólar que em reais seria mais ou menos R$1.500,00.
Os novos computadores poderiam armazenar milhões de números, enquanto os outros só armazenavam vinte números de dez dígitos.
O primeiro chip de computador foi criado por Jack Kilby.
Um dos primeiros computadores a usar circuitos integrados foi o modelo B2500, que na época tornou- se um grande sucesso e foi bastante vendido.
Em 1965, juntamente com a evolução dos circuitos integrados, surge uma lei que iria estabelecer uma regra para a evolução dos computadores ‘lei de Moore’ que dizia que a cada 18 meses deveria dobrar