Circulação Sanguínea
DIFERENÇAS ENTRE ARTÉRIAS DE ARTERÍOLAS, VÊNULAS E VEIAS. EXPLICAR OS DIFERENTES TIPOS DE CAPILARES: CAPILARES CONTÍNUOS, CAPILARES FENESTRADOS E CAPILARES SINUSÓIDES.
ARTÉRIA: é responsável pelo transporte do sangue a partir do ventrículo esquerdo do coração para o resto do corpo. Ela se divide em artérias menores, que distribuem o sangue oxigenado e os nutrientes às células. O sangue venoso depois retorna para o coração pelas veias cavas trazendo o dióxido de carbono (CO2).
As paredes das artérias são espessas e formadas por tecidos muscular elástico. Possuem três camadas chamadas de túnica:
Túnica adventícia: é a camada mais externa, formada por tecido conjuntivo;
Túnica média: é a camada intermediária, composta de célula musculares lisa e tecido elástico;
Túnica intima: é a camada interna, composta de células endoteliais, e que possui contato direto com o fluxo sanguíneo.
Há vários tipos de artérias em nosso corpo, são elas:
Artérias pulmonares: carregam o sangue pobre em oxigênio do coração para os pulmões para que o dióxido de carbono seja substituído pelo oxigênio; são as únicas artérias que carregam sangue venoso.
Artérias sistêmicas: levam o sangue para as arteríolas e de lá para os capilares, onde são trocados os nutrientes e gases;
Arteríolas: ramificações das artérias, têm como função regular a pressão sanguínea e direcionar o sangue aos capilares;
Artéria aorta: é a artéria raiz do sistema arterial porque recebe o sangue diretamente do ventrículo esquerdo do coração enviando esse sangue para todo o corpo.
ARTERÍOLAS: Consistem em ramificações arteriais que apresentam diâmetro inferior a 0,1mm, sendo que a constituição em parede tripla observada nas artérias elásticas e musculares é altamente reduzida nas arteríolas. Estas estruturas atuam regulando, em especial, a resistência ao fluxo sanguíneo e, consequentemente, a pressão sanguínea periférica.
As arteríolas são a principal influência tanto no fluxo sanguíneo local