Biofísica da circulação sanguínea
Resumo
O coração e os vasos sanguíneos e o sangue formam o sistema cardiovascular ou circulatório. A circulação do sangue permite o transporte e a distribuição de nutrientes, gás oxigênio e hormônios para as células de vários órgãos. O sangue também transporta resíduos do metabolismo para que possam ser eliminados do corpo.
Palavras-chave: Cirulação Sanguinea, Coração, Vasos Sanguineos.
1 INTRODUÇÃO
A função da circulação é transportar nutrientes, metabólitos, hormônios, etc, para todas as partes do corpo e manter o ambiente adequado em todos os líquidos teciduais do organismo para a manutenção da vida celular. Na maioria dos tecidos a intensidade de fluxo é controlada em resposta às suas necessidades metabólicas, porém em alguns órgãos a circulação também desempenha outras funções. Como exemplo, podemos citar os rins, onde o fluxo de sangue, muito maior do que o necessário à sua demanda metabólica, deve-se a sua função excretora (um grande volume de sangue deve ser filtrado a cada minuto. Coração e vasos são controlados de forma a gerar o débito e pressão necessários à perfusão adequada dos tecidos.
2 TIPOS DE CIRCULAÇÃO NOS SERES VIVOS
Nos animais, há dois tipos de sistema circulatório: sistema aberto e sistema fechado. No sistema circulatório aberto, o líquido bombeado pelo coração periodicamente abandona os vasos e cai em lacunas corporais. Nessas cavidades, as trocas de substâncias entre o líquido e as células são lentas. Vagarosamente, o líquido retorna para o coração, que novamente o bombeias para os tecidos. Esse sistema é encontrado entre os artrópodes e na maioria dos moluscos. A lentidão de transporte de materiais é fator limitante ao tamanho dos animais. Além disso, por se tratar de um sistema aberto, a pressão não é grande, suficiente apenas para o sangue alcançar pequenas distâncias.
2.1 INVERTEBRADOS
Nos animais mais simples não ocorre um sistema circulatório, já que seu sistema é feito