Sinopses
Seminário de Sociologia – Sinopses
Recife Março – 2014
GRUPO 1:
Tema: Ascensão e queda no trabalho.
Grupo: Adelaide, Eliane e Maria Cristina.
Trabalho é a fonte para ganhar dinheiro (renda) para suprir as necessidades do ser humano e causá-lo bem estar. Para o economista Daniel Cohen, a desigualdade social é um “fato recente”, vindo do século I com a riqueza dos povos de Roma, e se estende aos dias atuais. Com a Revolução Industrial, o trabalho manual foi substituído pela maquina, e o homem passou a realizar mais trabalho intelectual do que físico.
Karl Marx defendia a idéia de que essa mudança veio para retirar as pessoas do mercado de trabalho, as substituindo por coisas incertas - máquinas-. Já Tocqueville, pensava que a mudança chegou para revolucionar e mudar totalmente o Antigo Regime. Com a queda de um sistema, o novo sistema a ser inserido deveria ser sólido e não vulnerável, a fim de ser consistente. As pessoas que “perderam seus empregos” teriam que ficar sempre a disposição de um fábrica, em caso de emergência, como se fosse uma peça de maquina que precisasse ser substituída, para continuar gerando capital e assim, ele continuar sendo mantido vivo – junto com o trabalho.
GRUPO 2:
Tema: Ordens locais, caos global.
Grupo: Guilherme Krause, Pedro Portella e João Pedro Hunka.
Uma pessoa não pode pensar que tal coisa será como nas suas idéias se isso nem aconteceu ainda. Você só saberá se está do jeito que você planejou depois que a ação acontecer. Mas, quanto mais organizada for sua ação, terá menos problemas com seus efeitos. Você esta pensando no problema pra evitar surpresa, quando começa a se pensar na ordem das coisas é porque as coisas não estão em ordem. Não existe ordem, toda ordem