Circulação sanguínea em testudines
FISIOLOGIA ANIMAL
SISTEMAS CIRCULATÓRIO DE TESTUDINES
BRUNO BIBEIRO M. BASTOS ELIANE ELIZABETH DA SILVA ELIZIANE A. F. TERTULIANO LEONARDO RAMOS QUELLIS MAX WILHAM CASTRO
JUIZ DE FORA
2010
INTRODUÇÃO
Os TESTUDINES são subdivididos em duas subordens: os Policryptodira, na qual está à maioria dos quelônios atuais, que são assim classificados, especialmente pela maneira que a cabeça é encolhida para dentro do casco (jabutis, tartarugas marinhas e algumas tartarugas de água doce), e os Pleurodira, estes animais não encolhem a cabeça para dentro do casco e sim a dobram para o lado (cágados) (FERRAREZI, 2006). São pulmonados, mas diferentemente dos amniotas primitivos e dos lagartos, eles não movimentam a caixa torácica durante a respiração, devido ao casco rígido. Nestes animais a respiração pulmonar é realizada por meio de mudanças na pressão pulmonar, que ocorrem devido à contração dos músculos que forçam as vísceras, na qual estão ligadas à lâmina diafragmática (Figura 01) (POUGH et al., 1999). Possuem também respiração acessória, como a bucofaringea e, algumas espécies aquáticas, também respiram por meio da cloaca e da pele (JACKSON et al., 2004; STORER et al., 2000).
[pic]
Figura 01 – Esquema do Pulmão mostrando os músculos que forçam as vísceras nas mudanças da pressão pulmonar (RANDALL, et al, 2000).
O oxigênio é requerido nos processos de liberação de energia, para isso os aparelhos digestório, respiratório e o sistema circulatório estão intimamente associados (MOURA, 2009). O Fígado faz produção de bile,